Sustentabilidade como Alavanca de Valor na Mineração

Desafio:

O principal desafio foi integrar a estratégia de sustentabilidade ao negócio da companhia, permendo o tema por toda a organização.


Solução Proposta:

A Systemica adaptou a estratégia de sustentabilidade da empresa, consolidando as ações da companhia e orientando a reavaliação de seu planejamento estratégico de forma a gerar um ciclo de valor.

Como funciona:

A primeira etapa da Metodologia aplicada pela Systemica buscou conhecer as ações internas e externas de sustentabilidade da empresa, identificando tendências, melhores práticas, e oportunidades para valorização das ações já constituídas. Neta etapa também foi desenvolvido um Benchmark de empresas do setor de Mineração, visando levantar e avaliar as práticas adotadas nos diferentes temas materiais, destacando cases e posicionando a companhia junto a seus concorrentes. Na segunda etapa foi realizada uma consulta junto às partes interessadas internas e externas da empresa, capturando suas principais percepções, identificando temas críticos, gaps e oportunidades de melhoria, e orientando a Materialidade da organização. Na terceira etapa foi feita a integração da sustentabilidade ao core business da empresa, com o desenvolvimento de objetivos estratégicos, KPIs e indicadores de desempenho para cada tema material priorizado, associando-os aos objetivos do negócio. Na quarta etapa foram traçados os Planos de Ação para Implementação e Monitoramento dos indicadores definidos a cada tema, determinando também metas e responsáveis pela avaliação periódica desses planos. Na quinta etapa foi feita a consolidação do projeto, e o balanço final para comunicação dos principais resultados gerados interna e externamente. Nesta etapa também foi feita uma análise das ferramentas de comunicação utilizadas pela empresa, buscando identificar potenciais gaps e melhorias a serem incorporadas, para aprimorar a comunicação junto a suas partes interessadas.

Impactos e Benefícios:

A solução desenvolvida pela Systemica orientou a implementação de métricas de avaliação do desempenho em sustentabilidade da empresa, permitindo a captura do valor gerado ao negócio e o alinhamento das expectativas de suas partes interessadas.