Ferramenta de Tomada de Decisão na Cadeia de Distribuição de Combustíveis

Desafio:

O principal desafio foi desenvolver um sistema de avaliação e classificação de postos e revendedores de combustíveis a partir de critérios de sustentabilidade.

Solução Proposta:

A Systemica elaborou uma ferramenta de tomada de decisão para classificação dos postos da empresa em faixas de esselência, orientando suas estratégias para melhoria do desempenho em sustentabilidade.

Como funciona:

A primeira etapa da Metodologia aplicada pela Systemica consistiu na elaboração de um Diagnóstico do setor da empresa, identificando boas práticas e benefícios que poderiam ser replicados à companhia. Na segunda etapa foi realizada uma Consulta aos Stakeholders chave ao negócio da organização, capturando temas críticos para orientação de esforços da empresa. A terceira etapa consistiu em uma análise do processo de gerenciamento dos postos da companhia, evidenciando gaps e oportunidades de melhoria que pudessem ser alavancadas, gerando valor à companhia e seu cadeia de distribuição. Na quarta etapa foi construída uma ferramenta de tomada de decisão, com definição do fluxo de processos e dos critérios de avaliação e de check list para os postos. Na quinta etapa estes postos foram classificados em diferentes faixas de esselência, direcionando suas estratégias para incentivo à melhoria de desempenho em sustentabilidade.

Impactos e Benefícios:

A solução desenvolvida pela Systemica orientou a gestão de riscos da empresa e estruturou um sistema de incentivo à melhoria de sua rede de distribuição, diferenciando a proposta de valor da companhia ao comunicar a seus clientes quais eram seus melhores postos de combustíveis.