Política de Sustentabilidade

Desafio:
O principal desafio foi estruturar uma Política de Sustentabilidade aderente à realidade da empresa e aos demais compromissos e direcionadores da companhia.

Solução Proposta:
A Systemica estruturou as diretrizes para a Sustentabilidade de empresas de diferentes setores, considerando os temas críticos para as companhias e seu sistema de mensuração.

Como funciona:
A primeira etapa da Metodologia aplicada pela Systemica consiste na Análise de Materialidade da empresa, identificando os temas críticos que devem orientar os esforços da organização. Esta análise envolve a perspectiva dos stakeholders chave para a empresa, bem como uma avaliação de riscos, oportunidades e estratégia do negócio e a avaliação do setor de atuação, da perspectiva científica e das normas e leis relacionadas. Na segunda etapa é realizada uma Análise de Indicadores associados aos temas Materiais identificados anteriormente, avaliando as métricas de desempenho estabelecidas pela companhia para monitorar os aspectos de sustentabilidade mais relevantes a seu negócio. Na terceira etapa são avaliadas as Políticas, Diretrizes e Compromissos da empresa, levantando aspectos de aderência que a nova Política de Sustentabilidade deve considerar. A última etapa consiste na definição das diretrizes da Política de Sustentabilidade da organização, incorporando os temas materiais, definindo o sistema de mensuração e monitoramento desses aspectos, e os responsáveis relacionados.

Impactos e Benefícios:
A solução desenvolvida pela Systemica direcionou o padrão de operação da empresa de forma alinhada à sua estratégia, e definiu seu standard de comportamento e monitoramento, reduzindo riscos associados.