Gestão Sustentável de Fornecedores na Cadeia de Distribuição de Combustíveis

Desafio:

O principal desafio foi reestruturar a Gestão da Cadeia de Suprimentos da empresa que envolve mais de 15.000 fornecedores, com o objetivo a incluir de forma custo-efetiva aspectos socioambientais na avaliação, monitoramento e seleção de seus fornecedores.

Solução Proposta:

A Systemica estruturou uma metodologia de avaliação de riscos, priorização de grupos de fornecedores e áreas internas e posteriormente uma ferramenta  de avaliação e planos de ação para as Áreas de Contratação de Fornecedores da empresa, de modo a habilitar a gestão de riscos e captura de benefícios gerados à organização e sua Cadeia de Suprimentos.

Como funciona:

A primeira etapa da Metodologia aplicada pela Systemica envolveu a construção de uma matriz de riscos socioambientais da cadeia de fornecimento e a avaliação dos procedimentos internos de compras das diferentes áreas da empresa, visando posicionar as áreas críticas para o direcionamento de esforços de gestão. A segunda etapa avaliou e priorizou ações e melhorias necessárias de cada área consultada, posicionando-as na ‘Matriz de Riscos e Níveis de Gestão’ elaborada pela Systemica. Na terceira etapa foram selecionadas as áreas de trabalho e elaborados Planos de Ação corporativos para cada área avaliada, estruturados para atingir os milestones do projeto com a inclusão de aspectos socioambientais na Cadeia de Suprimentos. A última etapa compreendeu o acompanhamento da implantação dos planos e suporte nas ações definidas, além da construção de uma ferramenta multicritério para avaliação e ranqueamento de fornecedores para as diferentes áreas da empresa. Nesta etapa foi realizado a avaliação, monitoramento e alimentação dos indicadores de desempenho estabelecidos tanto para a implantação interna quanto a avaliação dos fornecedores, orientando o processo de gestão e ações de engajamento junto à cadeia.

Impactos e Benefícios:

A solução desenvolvida pela Systemica direcionou a reestruturação do sistema de Gestão de Fornecedores da empresa para incorporar aspectos socioambientais, permitindo à organização reduzir riscos, antecipar tendências, e disseminar boas práticas de Gestão.