Gestão de riscos e a geração de valor para os investidores no Setor Elétrico

Desafio:

O principal desafio foi agregar valor ao portfólio da empresa associando a sustentabilidade à cotação de recursos do mercado.

Solução Proposta:

A Systemica estruturou o alinhamento da sustentabilidade à gestão de riscos e ao planejamento estratégico da empresa, orientando seu reporte de comunicação ao setor financeiro.

Como funciona:

A primeira etapa da Metodologia aplicada pela Systemica abordou o Engajamento com Stakeholders externos da empresa que fossem relevantes ao mercado de investimentos, caracterizados por serem prioritamente do setor financeiro, órgãos setoriais e ONGs. Na segunda etapa foi elaborado o Diagnóstico da empresa, identificando gaps e Alavancas de Valor, e classificando suas ações em nosso Mapa de Sustentabilidade, o qual direciona os esforços da organização para os pontos mais críticos. A terceira etapa foi composta pela elaboração da Materialidade e do Planejamento Estratégico da organização, em que foram estruturados KPIs focados no setor financeiro e na gestão de riscos, lincando estes aspectos à temática da Sustentabilidade. A última etapa abrangeu a elaboração de um reporte para Comunicação do desempenho da empresa para o setor financeiro, demonstrando os principais destaques levantados e compostos durante o projeto, apresentando os benefícios do alinhamento da sustentabilidade ao core business do negócio, tal como a geração de valor aos acionistas e investidores.

Impactos e Benefícios:

A solução desenvolvida pela Systemica direcionou a comunicação e a demonstração do gerenciamento de riscos da empresa por meio de dados e informações robustas, facilitando a captura de oportunidades.