Publicações

Publicações

Análise da Comparabilidade de Reportes de Sustentabilidade de padrão GRI para o setor de Mineração

01/11/2014, Por Venessa Batochi

Com o crescimento global da importância dada às questões socioambientais, destaca-se, cada vez mais, a necessidade das organizações comunicarem, de forma consistente e confiável, para as diversas partes interessadas, o seu desempenho nos temas associados ao meio ambiente e às comunidades. Assim, este estudo tem como objetivo verificar se é possível comparar o desempenho de sustentabilidade de 21 empresas do setor de Mineração, estabelecendo como base as informações reportadas em seus relatórios de sustentabilidade do padrão GRI.

Download do artigo

Proposals and Models of Legal and Economic Conservation Instruments

28/08/2014, Por Venessa Batochi

O presente artigo trata da estruturação de Modelos Operativos de instrumentos econômicos e legais para operar como mecanismos compensatórios do projeto da Política de Pagamentos por Serviços Ambientais do Estado de Goiás. Estes instrumentos foram distribuídos no sub-programas: Carbono, Água, Biodiversidade, Reserva Legal e Outros.

Download do artigo

Business Plan and Economic and Financial mechanisms for the Forests’ Subprogram

28/08/2014, Por Venessa Batochi

O presente artigo trata do Plano de Negócios projetado, no contexto dos Pagamentos por Serviços Ambientais,  para avaliar as oportunidades e os custos envolvidos na criação de uma instituição estadual para atuar em duas áreas: (i) formulação e regulamentação de políticas públicas de conservação baseadas no mercado; e  (ii) implementação e operação de pagamentos para projetos de serviços ambientais no Estado de Goiás.

Download do artigo

A Comparabilidade dos Relatórios de Sustentabilidade no Setor de Energia Elétrica Brasileiro

18/03/2014, Por admin

O presente artigo buscou analisar o princípio da comparabilidade no reporte de onze empresas do setor de energia que compõem a carteira 2013 do ISE da BM&FBOVESPA. O estudo focou em analisar como ocorre o reporte de determinados aspectos relevantes para uma boa comunicação da sustentabilidade, os quais permitiriam a realização de comparações setoriais.

Download do artigo

O Uso da Materialidade no Setor Elétrico Brasileiro

18/03/2014, Por admin

Considerando a relevância do processo de materialidade para a gestão e comunicação de uma organização, o presente artigo buscou analisar, a partir de relatórios de sustentabilidade 2011, como as onze empresas do setor de energia que compõem a carteira 2013 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, estruturam seus processos de definição dos temas materiais para a sustentabilidade de suas atividades e para seu reporte, e como esse processo é comunicado.

Download do artigo

Mudanças climáticas: o setor de energia está preparado?

18/03/2014, Por admin

A questão que se coloca é: de que forma as empresas do setor reagem frente às ameaças advindas das mudanças climáticas, ou seja, como elas incluem esses fatores em sua avaliação de riscos?

Buscamos responder essa questão através de informações públicas disponíveis nos relatórios anuais de sustentabilidade de 2011 de nove empresas do setor de energia listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Download do artigo

Sustentabilidade no Setor Elétrico: Integração na Gestão das Empresas da Carteira ISE 2013

18/03/2014, Por admin

O estudo tem como objetivo fornecer um panorama do posicionamento das empresas líderes em sustentabilidade no setor elétrico brasileiro, identificando como estas estão estruturadas em relação à Gestão em Sustentabilidade. Considerando o cenário atual e as perspectivas para o setor, buscou-se compreender a forma como essas empresas se preparam para inserir a sustentabilidade em sua gestão e como se dá essa inserção em termos práticos.

Download do artigo